Sobre a Revista

A Revista Científica da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - RevPMMS (ISSN - 2965-8616) trata-se de um periódico semestral - fevereiro/agosto - (dependendo da relevância e urgência de determinado estudo, por demanda espontânea), que objetiva a publicação de artigos, resenhas e notas técnicas de pesquisas científicas nos temas multi e interdisciplinares de segurança e ordem públicas e nas Ciências Policiais, com foco no bem estar da sociedade, abrangendo  todos os temas correlacionados, desde que os trabalhos sejam inéditos, no campo das ciências policiais, ambiente, saúde, educação, direito, sociologia e tecnologia, entre outros, sempre focado no tema transversal central proposto, ou seja, o material tem que ser voltado à segurança e ordem públicas e ciências policias.. Publica textos em português, espanhol e inglês. Aqueles que possuírem como língua vernácula devem apresentar o resumo em português.

O ano 1 (um) da revista é 2024, no mês de fevereiro. A produção, edição e a divulgação da revista científica competem à Escola de Ensino Superior em Segurança Pública da Polícia Militar, responsável por um programa de pós-graduação denominando "Segurança e Ordem Públicas, Ciências Policiais e Sociedade" e também pelas pesquisas científicas da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS).

O Editor Chefe da revista é o Dr. Ednilson Paulino Queiroz, Coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que trabalha com uma equipe do Conselho Editorial composto por membros doutores e do Conselho Científico por mestres de várias universidades brasileiras e estrangeiras.

O periódico é composto por três seções:

1) Artigos - seção de Artigos (ART) - publicação de artigos originais nos formatos de publicação.

2) Resenhas 

3) Notas Técnicas - seção de Notas Técnicas (NT).

4) Publica entrevista somente por interesse da revista (excepcional).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A publicação dos artigos, resenhas e notas técnicas, dependerá de pareceres de membros do Conselho Editorial, Conselho Científico e pesquisadores avaliadores convidados, garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação pelo processo double blind review. Na primeira fase, o trabalho científico submetido pode ser rejeitado ou encaminhado para avaliação dos pareceristas.

Na segunda fase, há a submissão e a avaliação, de preferência, pelo menos dois pareceristas, membros do Conselho Editorial e Conselho Científico ou pareceristas colaboradores. Serão publicados os trabalhos aprovados pela maioria simples dos pareceristas, caso as modificações solicitadas, quando houver, forem atendidas pelo autor. Havendo divergência entre os pareceres, um parecerista especialista naquele tema controverso será solicitado. As identidades dos avaliadores e dos autores não são reveladas durante o processo.

A revista da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - RevPMMS reserva-se ao direito de submeter todos os originais à apreciação da Comissão de Publicação, Conselho Editorial e Conselho Científico, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação, podendo, inclusive, reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os textos sejam adaptados às normas editoriais da revista. Os conceitos emitidos nos trabalhos serão de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem necessariamente a posição da Comissão de Publicação e do Conselho Editorial.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores que publicam na Revista Científica da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - RevPMMS concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Os textos enviados para publicação devem ser inéditos e originais. A não observâncias regras da revista implica em rejeição do material submetido.
    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
    3. PÚBLICO ALVO: Comunidade científica interessada em estudos interdisciplinares sobre a segurança e ordem públicas, Ciências Policiais, voltados à sociedade, com toda a abrangência multi e interdisciplinar contida no escopo.

    4. POLÍTICA DE ACESSO LIVRE: Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, especialmente neste tema de primeira ordem de relevância de defesa dos direitos fundamentais, em especial, o da dignidade da Pessoa Humana.

    5. POLÍTICA DE CUSTOS: Esta revista é financiada exclusivamente por recursos públicos, não havendo nenhum tipo de custo para autores. Também, não existem custos para a submissão de manuscritos.

    6. POLÍTICA DE COPYRIGHTOs autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.

    7. POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

      LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

    8. DECLARAÇÃO DE MÁS PRÁTICAS DE ÉTICA E PUBLICAÇÃO: Nossa declaração é baseada no Código de Conduta e nas Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revista (Committee on Publication Ethics, 2011). Os manuscritos submetidos à revista passam por a uma verificação minuciosa da originalidade no software de detecção de páginas antes de serem alvo de revisão pelos pares.