Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul-Brasil
55 Anos de História, Memória e Compromisso com a Sociedade Sul-mato-grossense
DOI:
https://doi.org/10.62927/revpmms.v2i2.104Palavras-chave:
identidade, resgate histórico, memória, memória institucionalResumo
O artigo analisa a importância do resgate histórico e da preservação da memória institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul - CBMMS, ao longo de seus 55 anos de atuação no estado. Marcada por uma trajetória de comprometimento e serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense, a corporação desempenha papel fundamental na proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio. O objetivo do estudo é demonstrar como essas práticas contribuem para a consolidação da identidade da corporação e para seu fortalecimento tanto junto ao efetivo quanto à população sul-mato-grossesnse, além de refletir sobre seus impactos na valorização social e na salvaguarda do patrimônio histórico. A pesquisa foi conduzida com base em uma abordagem historiográfica, por meio de revisão bibliográfica, análise documental de fontes relacionadas à memória institucional da corporação e consulta a diferentes registros que abordam essa temática. Os resultados indicam que as ações voltadas à preservação da história institucional fortalecem os laços entre os integrantes da corporação, garantem a continuidade de seus valores e tradições e ampliam a visibilidade da instituição perante a sociedade sul-mato-grossense. Conclui-se que o resgate da trajetória histórica do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso de Sul e a preservação de sua memória são fundamentais para a valorização de sua identidade organizacional e para a permanência de sua atuação pautada em princípios sólidos, assegurando sua relevância social e a continuidade de seu legado histórico.
Referências
BITTAR, Marisa. Mato Grosso do Sul, a construção de um estado: regionalismo e divisionismo no sul de Mato Grosso. v. 1. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2009.
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRASIL. Presidência da República. Lei Complementar nº 31, de 11 de outubro de 1977. Cria o Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências. Brasília, out. 1977.
CABANHA, Fernando Ávalos. Relatos Salvare. Campo Grande, MS: F.A. Cabanha, 2007. 144 p. II. Col.
CANDAU, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO. Jubileu de Ouro: 1964-2014. Organização: Aderson José Barbosa, Elizabeth Madureira Siqueira, Giovani Eggers. Cuiabá, MT: Entrelinhas, 2014.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO. Site institucional. Disponível em: https://www.bombeiros.ms.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2025.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL. Histórico do CBMMS. Governo de Mato Grosso do Sul, 2024. Disponível em: https://www.bombeiros.ms.gov.br/historico/cbmms/. Acesso em: 26 abr. 2025.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL. Portaria n. 002/BM-1, de 13 de janeiro de 1997. Publicada no Boletim Interno n. 001, de 2 de janeiro de 1997. Campo Grande: CFAP, 1997.
GEISEL, Ernesto. Pronunciamento sobre a criação de Mato Grosso do Sul, em 11 out. 1977. In: BITTAR, Marisa. O inesperado 1977: quarenta anos da criação de Mato Grosso do Sul. Revista Eletrônica História em Reflexão, v. 11, n. 22, p. 183–202, 2017.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 2006.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. Tradução de Angela Ramalho Vianna. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 2003.
OLIVEIRA, Arlete B. de. O que faz a história oral diferente. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduação em História, São Paulo, n. 14, p. 25–39, 1997. Resenha.
TV ASSEMBLEIA. VIDAS – 60 anos do Corpo de Bombeiros. Documentário. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MEMukMzfWC4&t=242s. Acesso em: 27 abr. 2025.
WORCMAN, Karen. Memória do futuro: um desafio. In: NASSAR, Paulo (Org.). Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004.