A Educação Ambiental como Ferramenta de Estímulo à Sensibilização e Redução de Crimes Ambientais

Exemplo do Projeto Socioambiental Florestinha da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Rogerio Brizuela Figueredo PMMS

DOI:

https://doi.org/10.62927/revpmms.v1i2.49

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação, Ambiente, Recursos, Consumismo

Resumo

Em um mundo caracterizado pelo consumismo e graves níveis de degradação ambiental tem-se na educação ambiental, a verdadeira ferramenta para a mudança de atitudes e a sensibilização do ser humano para evitar a escassez dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância de um projeto social e de educação ambiental conduzido pela Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, objetivando a sensibilização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, assistindo-as socialmente e transformando-as em multiplicadoras de boas ações educativas e, consequentemente, prevenindo ações danosas socioambientalmente. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, explanativa e explicativa. Observou-se que o trabalho do Projeto Florestinha, desde sua fundação em 1992, evoluiu tanto na qualidade como no número de estudantes atendidos, no tocante à sensibilização e à conservação ambiental, visando a mudança de paradigma, para esta, e para as gerações futuras relativamente à preocupação com o ambiente. Entre 2009 e 2023, os Florestinhas realizaram educação ambiental para 205.061 alunos de escolas do Estado, em metodologia lúdica de oficinas temáticas e teatro de fantoches. Além da relevância social, o projeto desperta nos estudantes a sensibilização e entendimento de que é o ambiente equilibrado que manterá a qualidade de vida humana e, consequentemente, prevenindo-se danos. Durante os trabalhos são entregues folhetos aos professores sobre os temas para que eles deem continuidade às discussões, dentro da transversalidade do tema prevista na Polícia Nacional de Educação Ambiental.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Educação, Ambiente, Prevenção, Consumismo.

Biografia do Autor

Rogerio Brizuela Figueredo, PMMS

Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Pós-Graduado em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Pitágoras Unopar, Pós- Graduado em Segurança Pública pelo Centro Universitário UniFECAF, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário UniFECAF e Pós-Graduado em Educação Ambiental pelo Centro Universitário UniFECAF. Sargento da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBIERI, J. C; DA SILVA, D. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 51-82, 2011.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade, São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CORREIA, D. Gestão da Responsabilidade Social e Ambiental. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Rev. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, março/2003.

MEDEIROS, A. B; MENDONÇA, M. J. da S; SOUSA, G; OLIVEIRA, I. P. A importância da educação ambiental na escola nas series iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, Montes Belos-GO, v. 4, n. 1, set 2011.

Policia Militar de Mato Grosso do Sul. Projeto Florestinha retoma a Educação Ambiental e atende 305 alunos em Taquarussu. Disponível em < http://www.pm.ms.gov.br/projeto-florestinha-retoma-a-educacao-ambiental-e-atende-305-alunos-em-taquarussu/> Acesso em 09 Ago 2019.

QUADROS, A de. Educação Ambiental: Iniciativas populares e cidadania. 2007. 46 f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/unidadedeapoio/download/alessandra.pdf>. Acesso em: 11 Ago. 2019.

QUEIROZ, E. P. Perícia Ambiental, aspecto legal da perícia e como realizar perícia em peixe e carvão vegetal. Campo Grande Mato Grosso do Sul: Editora e Impressora Centro Oeste. 2014, 267 p.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 22.ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Brizuela Figueredo, R. (2024). A Educação Ambiental como Ferramenta de Estímulo à Sensibilização e Redução de Crimes Ambientais: Exemplo do Projeto Socioambiental Florestinha da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. Revista Científica Da Polícia Militar De Mato Grosso Do Sul - RevPMMS - ISSN - 2965-8616, 1(2), 159–177. https://doi.org/10.62927/revpmms.v1i2.49