Atividade de Contrainteligência no Contexto da Segurança de Autoridades

Autores

  • Wellington Klimpel Nascimento PMMS

DOI:

https://doi.org/10.62927/revpmms.v1i2.55

Palavras-chave:

Agente de Segurança, Atividade de Inteligência, Contrainteligência, Inteligência, Polícia Militar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo sobre a atividade de contra inteligência no contexto da segurança de autoridades. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica realizada em livros, monografias, periódicos e internet, mantendo assim, os pesquisadores atualizados frente a uma atividade altamente dinâmica. Descreve-se a atividade de inteligência, tratando da doutrina, legislação, ramos da inteligência culminando na segurança orgânica. Relatam-se os pontos fundamentais no serviço de segurança de autoridades, iniciando-se com a história e depois tratando sobre os atentados e ameaças que cercam o serviço de segurança de autoridades. Demonstram-se a interligação entre a contra inteligência e a segurança de autoridades. Finalizando com a demonstração de que a contra inteligência é fundamental no dia a dia dos agentes de segurança de autoridades.

O presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo sobre a atividade de contrainteligência no contexto da segurança de autoridades. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica realizada em livros, monografias, periódicos e internet, realizados em nível de Brasil. Descreve-se a atividade de inteligência, tratando da doutrina, legislação, âmbitos da inteligência culminando na segurança orgânica. Relatam-se os pontos fundamentais no serviço de segurança de autoridades, iniciando-se com a história e depois tratando sobre os atentados e ameaças que cercam o serviço de segurança de autoridades. Demonstram-se a interligação entre a contrainteligência e a segurança de autoridades. Finalizando com a demonstração de que a contrainteligência é fundamental no dia a dia dos agentes de segurança de autoridades.

Palavras chave: Agente de Segurança. Atividade de Inteligência. Contrainteligência.  Inteligência. Polícia Militar.

 

 

 

Biografia do Autor

Wellington Klimpel Nascimento, PMMS

Oficial da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Especialista em Planejamento, Inteligência e Liderança (2018) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. E-mail wwklimpel@yahoo.com.br.

http://lattes.cnpq.br/0105581806910266.

Referências

ARAÚJO, Raimundo Teixeira. Segurança de autoridades. São Paulo: Editora Summus, 2003.

BRASIL, Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Coordenação Geral de Inteligência, 2009. 67p.

______. LEI No 9.883, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1999. Institui o Sistema Brasileiro de Inteligência, cria a Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, e dá outras providências.

______. LEI No 10.683, DE 28 DE MAIO DE 2003. Atribuiu ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão integrante da Presidência da República, a função de coordenar as atividades de inteligência federal e de segurança da informação no âmbito da Presidência da República. Dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, e dá outras providências.

______. LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3odo art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.

______. LEI Nº 12.462, DE 4 DE AGOSTO DE 2011. Altera a Lei no10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a legislação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); cria a Secretaria de Aviação Civil, cargos de Ministro de Estado, cargos em comissão e cargos de Controlador de Tráfego Aéreo.

E-MAILS DO GOVERNO SERÃO PROTEGIDOS POR NOVO SISTEMA, DIZ DILMA NO TWITTER. Disponível em <http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,e-mails-do-governo-serao-protegidos-por-novo-sistema-diz-dilma-no-twitter,1085422> Acesso em: 03 mai. 2024.

FAIETE, Wendel Ferreira Paulinelli. A atividade de contrainteligência no âmbito da agência central de inteligência da PMMS. Campo Grande/MS, 2013.15p. Artigo apresentado ao Centro Universitário de Lins-UNILINS para aprovação no curso de Pós Graduação em Gestão em Segurança Pública.

FERRO Júnior, Celso Moreira Ferro. A inteligência e a gestão da informação policial. 1ª Edição, Brasília/DF, Fortium Editora, 2008.

GOMES, Erivaldo. Segurança pessoal e segurança de autoridades. 1ª edição, Fortaleza/CE, Eleal, 2009.

LATERZA, Alexandre. Segurança de dignitários: o veículo blindado como meio de subsistema de proteção para a segurança e o transporte de dignitários atendidos pela Casa Militar do Estado de São Paulo. São Paulo/SP, 2009. 125 p. Monografia apresentada ao Centro de Altos Estudos em Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo como parte dos requisitos para a aprovação no Programa de Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, 2009.

MORDOMO DO PAPA É ACUSADO DE VAZAR DOCUMENTOS DO VATICANO. Disponível em < http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/05/mordomo-do-papa-e-acusado-de-vazar-documentos-do-vaticano.html> Acesso em: 04 mai 2024.

NASCIMENTO, Wellington Klimpel do. Necessidade da realização do serviço de segurança de autoridades do Chefe do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso do Sul em decorrência das ameaças inerentes ao cargo. Campo Grande/MS, 2011.59 p. Monografia apresentada ao Centro Universitário Toledo- UNITOLEDO, como requisito para aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2011.

______. Reestruturação da segurança de autoridades dos representantes do Ministério Público Estadual do estado de Mato Grosso do Sul. Selvíria/MS, 2012.67 p. Monografia apresentada a Faculdade de Selvíria-FAS, como requisito para aprovação no curso de Pós-Graduação em Gestão da segurança Pública e Gerenciamento de Crises.

OLIVEIRA, José Roberto de. Segurança de autoridade – proposta de manual policial-militar. 2008. 296 f. Monografia (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) – Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, São Paulo, 2008.

PEIXOTO, Paulo Matos. Atentados políticos. De César à Kennedy. São Paulo: Editora Germape, 2003.

QUEIROZ, Ana Paula Barros e SILVA, José Olímpio, Aspectos doutrinários no emprego do policial militar enquanto agente de segurança dos chefes do executivo: no âmbito do governo do Distrito Federal. Maceió/AL, 2009.68 p. Monografia apresentada na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, como requisito para aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2009.

SPIGNESI, Stephen J. Tentativas, Atentados e ASSASSINATOS que Estremeceram o Mundo. São Paulo/SP. M. Books do Brasil Editora LTDA,2004.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Nascimento, W. K. (2024). Atividade de Contrainteligência no Contexto da Segurança de Autoridades. Revista Científica Da Polícia Militar De Mato Grosso Do Sul - RevPMMS - ISSN - 2965-8616, 1(2), 80–96. https://doi.org/10.62927/revpmms.v1i2.55