Da Instituição do Programa das Escolas Cívico-Militares à Implantação e Funcionamento em Unidades da Rede de Ensino no Estado de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.62927/revpmms.v1i2.63Palavras-chave:
Programa Escolas Cívico-Militares, Implantação, Funcionamento.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a implantação do Programa das Escolas Cívico-Militares em unidades escolares no estado de Mato Grosso do Sul e o seu desenvolvimento nas escolas que aderiram ao programa. Para tal, valeu-se de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, utilizando o descritor “Escolas Cívico-Militares” sendo selecionados os trabalhos relacionados ao tema da implantação, a maioria deles, oriundos de Programas de Pós-Graduação em Educação. O estudo indicou a incipiência de dados relativos ao foco da investigação, com maior expressão de pesquisas sobretudo a partir de 2021, período posterior à pandemia e quando as unidades escolares já estavam com o modelo cívico-militar em funcionamento. O estudo fornece uma visão abrangente sobre a implantação e o funcionamento das escolas cívico-militares em Mato Grosso do Sul e em outros estados, destacando diferentes experiências de implantação, benefícios e críticas associadas a esse modelo educacional. A conclusão é de que a continuidade e o sucesso das escolas Cívico-Militares dependerão de uma implementação cuidadosa e de avaliações contínuas que considerem tanto os aspectos positivos quanto os negativos desse modelo de gestão.
Palavras-chave: Programa Escolas Cívico-Militares; Implantação; Funcionamento;
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