Da Instituição do Programa das Escolas Cívico-Militares à Implantação e Funcionamento em Unidades da Rede de Ensino no Estado de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Camila Torres Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
  • Carlos Hudmax Evangelista Ortiz Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública
  • Eliana Aparecida Prado Verneque Soares Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
  • Ferdinanda Dias de Oliveira Kloppel Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar (NISE/SED/MS)

DOI:

https://doi.org/10.62927/revpmms.v1i2.63

Palavras-chave:

Programa Escolas Cívico-Militares, Implantação, Funcionamento.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a implantação do Programa das Escolas Cívico-Militares em unidades escolares no estado de Mato Grosso do Sul e o seu desenvolvimento nas escolas que aderiram ao programa.  Para tal, valeu-se de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, utilizando o descritor “Escolas Cívico-Militares” sendo selecionados os trabalhos relacionados ao tema da implantação, a maioria deles, oriundos de Programas de Pós-Graduação em Educação. O estudo indicou a incipiência de dados relativos ao foco da investigação, com maior expressão de pesquisas sobretudo a partir de 2021, período posterior à pandemia e quando as unidades escolares já estavam com o modelo cívico-militar em funcionamento. O estudo fornece uma visão abrangente sobre a implantação e o funcionamento das escolas cívico-militares em Mato Grosso do Sul e em outros estados, destacando diferentes experiências de implantação, benefícios e críticas associadas a esse modelo educacional. A conclusão é de que a continuidade e o sucesso das escolas Cívico-Militares dependerão de uma implementação cuidadosa e de avaliações contínuas que considerem tanto os aspectos positivos quanto os negativos desse modelo de gestão.

Palavras-chave:  Programa Escolas Cívico-Militares; Implantação; Funcionamento;

Biografia do Autor

Camila Torres, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas, sob orientação do professor Ricardo Bulhões. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGMEL/UFMS). Graduada em Letras - Licenciatura - Habilitação em Português/Inglês e Literaturas das respectivas línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atua na Secretaria de Educação de Estado de Mato Grosso do Sul como educadora técnica nas etapas da Educação Profissional de Nível Técnico, Ensino de Qualificação e Educação Superior.

Carlos Hudmax Evangelista Ortiz, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul, Pós Graduado "lato sensu" em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ⁠Pós Graduado em Gestão de Segurança Pública pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Pós ⁠Graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Católica Dom Bosco, ⁠Pós Graduado em Direito Militar pela Universidade Cruzeiro do Sul, Coronel da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Eliana Aparecida Prado Verneque Soares, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Português/Inglês e suas respectivas literaturas e Bacharel, com ênfase em tradutor e intérprete, pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP. Especialização em “Tendências Contemporâneas no Ensino do Inglês” pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP. Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Mestre em Letras – Área de Concentração em Linguagem: língua e literatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Certificado de Six-week English Language Program – English Language Institute – University of Tennessee. Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Ferdinanda Dias de Oliveira Kloppel, Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar (NISE/SED/MS)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar - Faculdade Única, Pós-graduada em Planejamento e Tutoria em Educação à Distância (UFMS), Graduada em Filosofia (Licenciatura) Claretiano - Centro Universitário, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora de Sociologia concursada, na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (REE/MS).

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

Torres, C., Hudmax Evangelista Ortiz, C., Aparecida Prado Verneque Soares, E., & Dias de Oliveira Kloppel, F. (2024). Da Instituição do Programa das Escolas Cívico-Militares à Implantação e Funcionamento em Unidades da Rede de Ensino no Estado de Mato Grosso do Sul. Revista Científica Da Polícia Militar De Mato Grosso Do Sul - RevPMMS - ISSN - 2965-8616, 1(2), 37–63. https://doi.org/10.62927/revpmms.v1i2.63