Gestão Compartilhada nos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás
Segurança, Desempenho Escolar e Disciplina
DOI:
https://doi.org/10.62927/revpmms.v2i1.86Palavras-chave:
Colégio, Escola Militar, Escola, Cívico MilitarResumo
Uma ampla gama de opções de escolas – públicas estaduais, confessionais (convento, católicas, evangélicas, espíritas, etc.), cívico-militares, militares, técnicas,etc. permitem que famílias escolham o modelo que melhor se adapta aos valores e à visão de mundo que desejam para seus filhos. Os colégios estaduais sob a gestão da Polícia Militar de Goiás em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Goiás têm ampla aceitação de famílias goianas, almejando por segurança, desempenho escolar e principalmente, por disciplina, e também pela formação do cidadão consciente de seus direitos e deveres e do respeito aos valores cívicos. Este artigo objetiva discutir os resultados de um estudo de caso da gestão do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás, Unidade Dr. César Toledo a fim de compreender o seu funcionamento, os aspectos administrativos e o desempenho. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de visita e entrevista com servidores de uma unidade escolar. O estudo revela que a gestão compartilhada entre policiais militares e servidores da educação se complementa alcançando resultados positivos nos índices de desempenho escolar, segurança no ambiente escolar e elevada aceitação social diante da elevada demanda de vagas e a formação de cadastro de reservas. Durante o levantamento e revisão bibliográfica pôde-se perceber que existem críticas aos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) fundamentada em visão de essência ideológica contrária à natureza militar ou aversão à disciplina, pois o currículo e os protagonistas do ensino são os profissionais civis da educação.
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