Gestão da Formação Continuada na Polícia Militar de Alagoas-Brasil
Análise Atual do Quadro de Ensino e Necessidade de Aprimoramento
DOI:
https://doi.org/10.62927/revpmms.v2i2.118Palavras-chave:
Formação continuada, Qualificação profissional, Polícia Militar de Alagoas, Segurança Pública, Capacitação.Resumo
O presente estudo aborda a gestão da formação continuada na Polícia Militar de Alagoas (PMAL), realizando uma análise atual do quadro de ensino e necessidade de aprimoramento, buscando responder à questão central: a dinâmica da formação continuada na PMAL está adequada às necessidades de qualificação profissional dos policiais militares frente às mudanças legislativas e novos desafios à segurança pública? A hipótese é de que o atual modelo de gestão de formação continuada na corporação não atende plenamente às necessidades de capacitação dos policiais militares, necessitando de adequações pontuais e da implantação de uma sistemática específica de formação continuada. O objetivo geral é analisar a política de gestão da formação continuada na corporação, enquanto os objetivos específicos consistiram em: examinar legislações e normas relacionadas ao seu ensino; discorrer sobre formação profissional nas vertentes inicial e continuada, contextualizando-a no cenário da segurança pública, especialmente na instituição; e demonstrar o atual quadro de ensino, evidenciando as ações formativas em suas variadas manifestações. A metodologia adotada foi qualitativa e exploratória, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que a política de gestão da formação continuada para os policiais militares, embora exista de forma tácita, carece de formalização adequada com a promulgação de uma diretriz institucional a fim de guiar os gestores na condução da qualificação dos integrantes da instituição, pois, da forma como ela se apresenta, apesar dos esforços dos gestores, é insuficiente para atender às crescentes demandas de qualificação profissional da corporação.
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