Chamada de artigos para a 3ª Edição da Revista Científica da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - RevPMMS (ISSN - 2965-8616)

2024-09-17

Chamada de artigos para a 3ª Edição da Revista Científica da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - RevPMMS (ISSN - 2965-8616)

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul convida a todos os pesquisadores e autores para acessarem (revista.pm.ms.gov.br), cadastrarem-se e submeterem artigos científicos voltados aos temas multi e interdisciplinares de Segurança e Ordem Públicas e Ciências Policiais, desde que os trabalhos sejam inéditos, abrangendo ambiente, saúde, educação, direito, sociologia, filosofia, antropologia, tecnologia, entre outros, sempre focado nos temas transversais centrais propostos acima grifado.

            A Revista Científica da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - RevPMMS (ISSN - 2965-8616) trata-se de um periódico semestral - fevereiro/agosto - (e por demanda espontânea), que objetiva a publicação de artigos, resenhas e notas técnicas de pesquisas científicas e publica textos em português, espanhol e inglês. Aqueles que possuírem como língua vernácula devem apresentar o resumo em português. Todas as normas para submissão constam na página da revista.

NORMAS PARA AUTORES

  1. Os artigos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: qualidade e rigor dos argumentos apresentados, validade dos dados apresentados, oportunidade e relevância do artigo, atualidade e adequação das referências contidas no trabalho.
  2. O trabalho deve conter o nome do autor, título e instituição apostos na primeira página, juntamente com o resumo e o abstract. O Corpo Editorial informa que para avaliação pelos pares, procedida pelo sistema peer review, a identificação do autor (es) será retirada (duplo-cega) no momento do envio. Em suma, nem autor e nem avaliador devem ter conhecimento um do outro enquanto vigora o processo de avaliação.
  3. Os textos devem ser apresentados em português (Brasil) ou em língua estrangeira (inglês, ou espanhol). No caso do texto em português, o título e o resumo e as palavras-chaves devem estar no mesmo idioma do texto e, também, deve ser apresentado o titlte, o abstract e as keywords em inglês. Os textos em língua estrangeira (inglês e espanhol) deverão apresentar o título, o resumo e as palavras-chave em português. O título deve ser digitado na primeira linha do texto, em negrito, centralizado. Na linha seguinte deve ser indicada a versão do título em inglês. Após o título, o nome do autor e, em nota de rodapé personalizada com asterisco, a identificação constando a titulação e filiação acadêmica, ou autônoma. Cinco espaços após o título, vem o RESUMO, que deverá ter entre 10 e 15 linhas e ser escrito com fonte Arial 10, espaço simples. Uma linha pós o resumo, cinco PALAVRAS-CHAVES, separadas por vírgula e com fonte itálica e que permitam a adequada indexação do artigo. A seguir, deixando-se uma linha em branco,  ABSTRACT KEYWORD na língua inglesa, também no mesmo formato do resumo.
  4. Após sua avaliação pelos revisores, será encaminhada ao autor uma resposta de aceitação, possíveis de sugestões de modificações ou recusa do artigo. Abaixo da KEYWORD traçar uma pequena linha e colocar a biografia (mini-currículo) do autor ou autores, identificados pela ordem abaixo do título)
  5. Os textos deverão ser escritos em coluna única, formato MSWord, em formato A4 (210x297), margens de 2,5 cm à esquerda e as demais 2cm, fonte ARIAL 12, o recuo de início do parágrafo justificado e espaço 1,5 entre linhas. Todos os outros adentramentos (exemplos e citações) são feitos por um toque na tecla tab (2 cm).
  6. Os artigos deverão ter no mínimo 10 páginas e, no máximo, 30 páginas. As resenhas e notas técnicas deverão ter, no máximo, 10 páginas. Nesses números de páginas já deverão estar incluídas as referências bibliográficas.
  7. Para citações bibliográficas de literatura no texto (diretas), usar o sistema autor-data (sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e páginas, se tiver, separados por vírgulas). As citações curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo, com seu início precedido por aspas que, também, marcará o fim da citação. Nas citações com mais de 3 linhas, utiliza-se a fonte Arial 10, recuo de 4 cm e espaço simples entre linhas. As referências sem citação literal devem ser incorporadas no texto, indicando entre parêntesis, ao final, o sobrenome do autor e o ano da publicação. As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e sem aspas.
  8. O título de seção será digitado em negrito, com letras maiúsculas, sem recuo e sem numeração e os títulos de subseção em negrito, entre as seções ou subseções, deixar uma linha em branco.
  9. As notas, se necessárias, serão de rodapé e usadas apenas para explicação (explicativas), com letra Arial 9, espaço simples, numeradas consecutivamente dentro do texto. As referências deverão ser incluídas ao final do trabalho, em ordem alfabética e dentro das normas da ABNT. Referências e citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520:2023), ou outra que vier a substitui-la.
  10. Caso haja ANEXO ou APÊNDICE, colocá-los depois das referências.
  11. Desenhos, gráficos, mapas, quadros e fotografias, devem conter título e fonte, e estar numerados. Somente poderão integrar o artigo se estiverem em condições de visibilidade e qualidade e em formato compatíveis com a conversão ao formato PDF.
  12. A Revista não assume a responsabilidade por conceitos emitidos pelos autores. O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais para a Revista.
  13. Como a Revista possui o caráter de acesso livre e aberto em versão digital, será encaminhada cópia do artigo publicado em formato digital para os autores e coautores.
  14. Favor, enviar a ORCID, se não tiver, cadastrar em orcid.org e enviar o número abaixo da biografia de cada autor na primeira página (aquela do item 4) e, também, o link do currículo da plataforma LATTES. Isso é importante para compartilhamento e divulgação dos trabalhos autores. 

A revista publica textos em português, espanhol e inglês. Aqueles que possuírem como língua vernácula, devem apresentar o resumo em português.

            OBS – Todos os artigos publicados possuirão o DOI (Digital Object Identifier) – CROSSRef e serão indexados em vários indexadores, o que significa maior divulgação do seu trabalho.

CADASTRO NA REVISTA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO.

PARA O CADASTRO, O CADASTRANDO DEVERÁ ACESSAR A URL da revista: revista.pm.ms.gov.br

-No topo da página, ao lado direito, estará o item cadastro. Entrar, preencher os dados pessoais (muito cuidado para não errar o e-mail) e criar e guardar sua senha. OBS: USUÁRIO – o item tem que ser tudo minúsculo.

Convidamos ainda a lerem os artigos da revista.

Dr. Ednilson Paulino Queiroz (67 – 99106-8628) - Editor Chefe